Monday, August 01, 2011

A Filosofia

A Filosofia para mim não é simplesmente o "conhecimento racional por conceitos" das enciclopédias...
Não é um exercício puramente conceitual...
Não é um simples trabalho...

Filosofia para mim é o mergulho vertical nos abismos da existência. É uma atitude rebelde e questionadora diante de tudo o que há. É força criativa e destrutiva. É Arte. É o cultivo incessante de si mesmo enquanto obra de arte inacabada. É o esforço de desenvolvimento progressivo da própria força e da própria coragem. É o investimento permanente de manutenção numa postura afirmativa, inclusiva, que distancia, voa até o alto das montanhas mais altas, olha de longe, em perspectiva, e mergulha, rasante, até os mais profundos e sombrios recantos da existência.

Filosofia para mim é isso. É o desenvolvimento de uma visão de mundo. De uma nova visão de mundo que jamais estará concluída. Uma visão de mundo que amplie os horizontes, que expanda os limites, que vença os vícios e as limitações.

E essa Filosofia não é mero passatempo intelectual. É também carne, sangue e coração. É uma experiência. É a própria experiência de existir.

2 comments:

Camila said...

Muito bem, amor! Belo texto!

Acácio Neto said...

Gostei do seu texto.
Já fiz a matéria de filosofia quando cursei psicologia e hoje a estudo novamente em Direito.

Gosto de fechar meus olhos e sentir as coisas... Deixar fluir... Me questionar.

Abraços
Acácio Neto
www.acacioneto.com.br